Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

Dicas & Truques Prominas |Process Point no MPSO

Process Point: Sequenciamento otimizado ainda mais detalhado no MPSO.

No Dicas & Truques de hoje traremos uma novidade que deixará o MinePlan Schedule Optimizer (MPSO ) ainda melhor: o Process Point. Um novo tipo de destino que permite customizar alterações de teor, qualidades e quantidades à medida que o material passa por um local específico no fluxo do processo. Com ele é possível elaborar um sequenciamento levando em consideração todos os detalhes de sua mina, tornando-o assim parte do processo de otimização no MPSO.

Funcionando como um ponto de entrada e saída de material o Process Point permite, através de cálculos simples feitos na linguagem Python, que o material seja transformado em relação a parâmetros como massa, teor, recuperação e enviado para outro destino que atenda determinada especificação. Sendo assim é possível inserir o Process Point representando plantas de beneficiamento para ter o resultado do produto e controle do volume destinado a barragens de rejeitos, pontos de separação de materiais ou para alterações químicas ocorridas ao longo do tempo em pilhas de estoques, por exemplo. Por permitir customização, o Process Point fornece total correspondência ao processamento do material de sua mina para realização do sequenciamento. Dentro do projeto no MPSO, o Process Point pode ser adicionado na aba do Process Flow, assim como é realizado com os outros destinos.

Adicionado ao fluxo e clicando sobre seu ícone, é possível acessar suas Propriedades e definir em Calculation qual será a alteração feita sobre o material ao passar pelo Process Point. Os cálculos podem ser facilmente criados através dos Templates já existentes ou com a utilização de tokens que representam as diversas variáveis do projeto.

A partir daí, todas as restrições relacionadas a destinos podem também ser configuradas sobre o Process Point, criando assim limites para massa, volume, materiais provenientes de retomadas, teores, tipos de materiais, ratios, dentre outras restrições específicas do site.

Por fim, após executar o sequenciamento otimizado de seu projeto, os relatórios dinâmicos do MPSO trarão todas as informações referentes a entrada e saída de materiais no Process Point em cada um dos períodos.

E aí, gostou da novidade? Para maiores informações sobre o Process Point, entre em contato com nossa equipe que teremos satisfação em atendê-lo.

Até a próxima!!!

Equipe Prominas Mining

Deixe o seu comentário

pt_BR
Fale Conosco!