Blog

POLYLINE-SIZE-PARAMETERS

25 jun: Polyline Size Parameters: Calcule Polilinhas e Polígonos em segundos

Você sabia que o MinePlan 3D (MP3D) possui uma funcionalidade que calcula e exibe informações geométricas sobre polilinhas e polígonos? A ferramenta Polyline Size Parameters, localizada no Menu Polyline, permite ao usuário calcular de maneira rápida e prática informações como comprimento, área, volume e tonelagem de polilinhas e polígonos. A primeira seção da ferramenta apresenta a quantidade de polilinhas e polígonos selecionados, além de seu respectivo comprimento (total e no plano) em metros. Já a segunda seção é responsável pelos cálculos de área (total e no plano), volume e tonelagem. A área é automaticamente obtida para polígonos, podendo ser computada para polilinhas ao habilitar a opção Compute areas/volume for polylines, sendo estimada de acordo com o polígono que seria gerado ao fechar as polilinhas. O volume e a tonelagem são obtidos com valores determinados para espessura e densidade. Outro…

TRATAMENTO-DE-SUPERFÍCIES-MINEPLAN

16 maio: Surface Simplify: Facilite o Tratamento de Superfícies e Sólidos

Você já se perguntou como os softwares de mineração podem simplificar tarefas complexas como o tratamento de superfícies e sólidos? Bem-vindo ao fascinante mundo do MinePlan 3D (MP3D), onde a tecnologia se une à simplicidade para facilitar o seu trabalho. Vamos explorar uma ferramenta chamada Surface Simplify, que está mudando o modo como lidamos com superfícies e sólidos na mineração. Descubra a Ferramenta Simplify para tratamento de superfícies e sólidos A ferramenta Simplify pode ser acessada através do menu Surface, e é dividida em duas operações distintas: Decimate e De-spike. Ambas as operações possuem como objetivo a simplificação da geometria desejada, porém cada uma é aplicada a um tipo de situação. A operação Decimate pode ser utilizada para reduzir o número de faces em uma superfície ou sólido, sem que haja uma alteração significativa nos mesmos, em termos de…

MINEPLAN COLOR BY ELEVATION

23 abr: Color by Elevation: Otimize o Mapeamento Topográfico no MinePlan

Você sabia que o MinePlan 3D (MP3D) possui uma funcionalidade que permite criar itens com escala de cores e colorir objetos utilizando sua elevação? A ferramenta Color by Elevation concede eficiência e agilidade na criação de escalas de cores para aprimorar a visualização de topografias. Essa funcionalidade facilita a interpretação de superfícies topográficas e variações de cota entre localidades de maneira prática e visual. Para realizar essa configuração, serão necessárias duas etapas: Como criar o item de Elevação Para criar o item de Elevação, você deve acessar diretamente o Data Manager e clicar com o botão direito no mouse sobre a pasta items (localizada dentro da pasta _msresources), selecionando em seguida New > Cutoff Item. Uma caixa de diálogo será aberta após a nomeação para questionar o tipo de item a ser criado; neste momento onde você deve selecionar a opção Numeric, visto que a elevação…

Hxgn Planning Summit

04 abr: Hexagon Planning Summit

Vem aí o Hexagon Planning Summit: uma jornada fascinante em Geologia e Planejamento de Mina! A Prominas Mining em parceria com a Hexagon Mining Division, convida você para o Hexagon Mining Summit. O evento ocorrerá no CREA-MG, em Belo Horizonte, em 11 de abril de 2024! Junte-se a nós para explorar as últimas inovações em geologia e planejamento de mina. Será uma jornada extraordinária para geólogos e engenheiros de mina, com intensa troca de conhecimento, discussões técnicas imperdíveis e networking. O evento será híbrido, permitindo acesso tanto presencial quanto virtual. Para garantir seu lugar presencialmente inscreva-se agora, as vagas são limitadas. Prominas Mining e Hexagon Mining Division: Uma parceria para o sucesso. CONFIRME SUA PRESENÇA AQUI. CONFIRA A AGENDA. Equipe Prominas Mining

Sigma - Figura2

28 fev: D&T Prominas | Sigma – Integração com MP3D

Integração do Sigma com o MP3D: Destaque e visualize dados a partir do Sigma. Você sabia que o Sigma permite destacar os dados diretamente no MinePlan 3D? Neste Dicas & Truques, veremos como observar as amostras que atendem um certo critério a partir de gráficos do Sigma. Para habilitar a integração entre o Sigma e o MP3D, é necessário vincular o Data Source de furos do MinePlan Drillhole Manager com sua respectiva vista de furos, chamada de DH View. Para isso, ao criar o Data Source, você deve carregar o objeto da vista de furo no campo DH View Object. Note que o objeto deve estar aberto no momento da conexão. A Figura 1 ilustra esse vínculo. Figura 1: Vinculando uma vista de furo ao Sigma. Assim que a vista de furo estiver vinculada ao Sigma, você poderá selecionar conjuntos de dados nos…

Backload to Composites - Figura 3

29 dez: D&T Prominas | Backload to Composites

Backload to Composites: Rotina para editar as compostas com informações de um modelo de blocos. Você sabia que o MinePlan  possibilita escrever informações de um modelo de blocos num banco de dados do Drillhole Manager? Utilizando o Compass ou o Logic é possível editar uma base do Drillhole Manager com informações dos blocos onde se encontra determinado intervalo de uma composta ou ponto 3D. O procedimento em questão pode ser encontrado pelo código p61701.dat ou pelo nome Backload to Composites no Compass (Figura 1) ou ainda pelo nome Load 3-D Block Geologic Codes to Drillholes no Logic (Figura 2). Figura 1: Procedimento “Backload to Composites” aberto no Compass. Figura 2: Procedimento “Load 3-D Block Geologic Codes to Drillholes” aberto no Logic. O procedimento funciona da seguinte forma: utilizando como dados de entrada (inputs) o PCF de um projeto (arquivo *10.dat),…

mpso_lock_scheduling

22 dez: D&T Prominas | Lock Scheduling Periods – MinePlan Schedule Optimizer (MPSO)

Lock Scheduling Periods – MinePlan Schedule Optimizer (MPSO): Agilidade e eficiência na edição das configurações do projeto. Você sabia que o MinePlan Schedule Optimizer apresenta, a partir da sua versão mais recente, o MPSO 13.20-00, uma opção que possibilita travar os períodos já sequenciados, permitindo ao usuário realizar edições sem perder o sequenciamento desses períodos? Anteriormente, ao realizar edições no Process Flow, como alterar a lógica de reservas, ou adicionar e retirar cortes, o sequenciamento era reiniciado após aplicar, perdendo assim, os resultados já obtidos. De acordo com a quantidade de dados, recalcular o sequenciamento poderia demandas um longo tempo para atingir o resultado novamente. Tendo em vista uma melhoria na experiência do usuário, salvando tempo e evitando retrabalho, a opção Lock Schedule Periods possibilita que o usuário trave os resultados do sequenciamento até o período desejado, o que proporciona realizar as devidas edições…

Figura4 sigma

19 dez: D&T Prominas | MinePlan Sigma – Batch Create

Batch Create no MinePlan Sigma: Criação de diversos gráficos com um clique. Você sabia que o Sigma permite criar diferentes gráficos de uma só vez, utilizando categorias, cut-offs ou faixas de teor? No Dicas & Truques de hoje, veremos uma forma fácil e rápida para analisarmos nossos dados.  O módulo de estatística e geoestatística do MinePlan, chamado de Sigma, é uma ferramenta completa para realização de análises dos seus dados, através da criação de tabelas e gráficos, como histogramas, box plots, e variogramas. Uma funcionalidade prática do Sigma é o Batch Create, que permite criar um conjunto de gráficos do mesmo tipo. Os gráficos criados serão diferenciados de acordo com uma variável categórica, como por exemplo: litologia, cut-offs ou faixas de teor. Esses gráficos são criados a partir da opção Batch Create, presente no menu superior do Sigma. Utilize…