FS1

20 abr: Hexagon MinePlan UG Full Solution

Hexagon MinePlan UG Full Solution Você sabia que o MinePlan (MineSight) possui soluções completas para o desenvolvimento de projetos subterrâneos? As ferramentas MinePlan propiciam aos usuários soluções totalmente integradas que vão desde as pesquisas de exploração geológicas, modelagem implícita, soluções para criação de modelos de blocos, avaliações econômicas dos depósitos, design e sequenciamento de lavra. Quer saber mais? Acompanhe os tópicos a seguir com detalhamento das atividades realizadas em um projeto executado pela Prominas Mining utilizando integralmente as ferramentas MinePlan: Geologia MinePlan Torque – Gerenciamento de Banco de Dados e QAQC O MinePlan Torque é o gerenciador de banco de dados geológicos e de desmonte. Composto de ferramentas de importação, validação, exportação e geração de relatórios de banco de dados, relacional de base Microsoft SQL. Integrado ao Torque, o MinePlan QAQC foi desenvolvido para geólogos e outras partes interessadas…

blast3

08 abr: D&T Prominas | MinePlan Blast – Zonas de Segurança

D&T Prominas | MinePlan Blast – Zonas de Segurança: Delimite de forma rápida em seus planos de fogo as zonas de segurança tanto para as equipes, quanto para os equipamentos. Na execução de um plano de fogo, além dos requisitos técnicos necessários para atingir a qualidade do desmonte, são imprescindíveis os cuidados de segurança para as equipes e equipamentos de mina. A fim de garantir que todos estejam situados em locais seguros, usualmente são definidos limites que determinam zonas de exclusão, em relação ao local em que o desmonte será realizado. No MinePlan Blast é possível definir de forma automática e simples, a partir do polígono do plano de fogo, limites que representam essas zonas de segurança, garantindo assim que o desmonte ocorra com total segurança. Após realizar o design do Plano de Fogo, o cálculo da zona de…

processpoint1

30 mar: D&T Prominas | MPSO | Process Point: Decisões Inteligentes durante o Sequenciamento de Lavra.

No Dicas & Truques de hoje destacamos uma opção que deixa o MinePlan Schedule Optimizer (MPSO) ainda melhor: o Process Point. Um novo tipo de destino que possibilita um sequenciamento que leva em consideração detalhes operacionais de sua mina. Esse excelente recurso já está sendo utilizado com excelência e obtendo expressivos resultados operacionais e econômicos aqui no Brasil por operações de Níquel e Bauxita, conforme o fluxograma de processo abaixo: Nas metodologias clássicas de sequenciamento as transformações às quais os materiais “in situ” são submetidas ao longo do processo de lavra e beneficiamento são determinadas “a priori”. Em um exemplo simples, no fluxo tradicional, caso um material a ser lavrado passe por alterações de massa e teor em função da recuperação na lavra e diluição, essas modificações são introduzidas nos recursos na forma de fatores que afetam toda a…

prominasuniversitigeo

24 mar: Prominas University Para Geólogos 2021/2

Está sabendo da novidade? Vem aí uma NOVA edição do Prominas University Iremos realizar em breve mais uma edição do nosso programa de imersão, o Prominas University. Com o objetivo de capacitar profissionais para o mercado, o Prominas University oferece um treinamento on-line e gratuito onde os participantes vão aprender sobre o funcionamento das ferramentas e suits do HxGN MinePlan com foco em Geologia. Os principais temas abordados durante o programa serão: MinePlan 3D – CAD; MinePlan Torque – Gerenciamento de Banco de Dados; MinePlan QAQC – Controle de qualidade de Banco de Dados; MinePlan Geo Tools – Modelagem Explicita; MinePlan GeoLogic – Modelagem Implícita; MinePlan Sigma – Análises estatísticas e Geoestatística; MinePlan Model Manager – Criação e gerenciamento de modelos de blocos; MinePlan Model Interpolation Tool (MIT) – Estimativa de Teores; MinePlan Model Calculation Tool – Classificação de…

mpas03

18 mar: Dicas & Truques Prominas | MinePlan Activity Scheduler

MinePlan Activity Scheduler: Activity Path – Criação automática de atividades Você já imaginou poder criar atividades sequenciais automaticamente no Atlas digitalizando apenas um caminho no Viewer do MP3D e dividindo em cortes de avanços? Isso é possível utilizando a opção Activity Path, presente na aba Insert. Nessa opção você encontrará funções que permitem ajustar as larguras dos cortes ao longo da linha de avanço, especificar o número total de atividades criadas, determinar como os cortes serão unidos e muito mais. Utilizando as opções de “Clip”, as novas atividades criadas podem ser limitadas pelas atividades já existentes e também por uma área predefinida ou limite de lavra, evitando assim a sobreposição de atividades. Outra opção que pode ser utilizada após a criação dos cortes é a Surface Set, que transforma de forma automática os polígonos em sólidos coincidentes com a…

Hx2021_Release1

11 mar: Lançamentos MinePlan: MinePlan 2021 Release 1

Gostaríamos de anunciar o lançamento do “MinePlan 2021 Release 1” disponível no site da Hexagon Mining na sessão “Client Center”, que pode ser acessado através do link Client Portal. Esta versão contém diversas correções e melhorias: O HxGN MinePlan 3D 15.80.3 inclui as seguintes melhorias: Melhoria na opção Refresh do Data Manager; Adicionado uma mensagem de aviso ao selecionar o tamanho do papel na ferramenta Plot Layout que não é suportado pela impressora do Windows; Aprimoramento da ferramenta Auto Cut Generation. Logic 1.50.5 Melhoria na opção Delete de variáveis do Database Manager 4.0.1 Possibilidade de criar uma Base de Dados quando o basis tools 2008/2012 não estão instaladas. Reserves 4.0.3 Adicionado uma mensagem de aviso se os valores, de máximo do modelo em Z e a elevação da crista forem diferentes; Melhoria ao utilizar o arquivo HxGN MinePlan Blast…

engeheiros_univerity

01 mar: Prominas University for Engineering OP 2021/1

Você conhece o Prominas University? Iremos realizar em breve mais uma edição do nosso programa de imersão. Com o objetivo de capacitar jovens profissionais para o mercado, o Prominas University oferece um treinamento on-line e gratuito onde os participantes vão aprender sobre o funcionamento das ferramentas e suits do HxGN MinePlan com foco para mina à céu aberto: MinePlan 3D – CAD; MinePlan Pit Expansion – Operacionalização de Cava / Pilha; MinePlan Evaluator – Otimização de Cava; MinePlan Reserve – Cubagem; MinePlan Haulage – Perfis de Transporte; MinePlan Schedule Optimizer – Sequenciamento Estratégico; MinePlan Activity Scheduler – Sequenciamento Tático; MinePlan Blast – Plano de Perfuração e Desmonte. Essa edição será voltada para Engenheiros de Minas recém-formados ou que concluirão a graduação em breve. O início previsto é para o mês de Março de 2021. Início do Programa: 08/03/2021 Duração…

principal_geologist

27 fev: Vaga Principal Geologist

A Prominas Mining está crescendo e cada vez estamos mais empenhados em trazer as soluções mais modernas para o mercado de mineração. Estamos com uma VAGA em nossa equipe para Geólogo(a) Principal com vasta experiência em mineração a céu aberto e subterrânea. O Principal Geologist é responsável pela liderança técnica da disciplina de geologia na Prominas. O Principal Geologist tem um papel importante na construção e implantação de capacidades técnicas na comunidade de geociências e no estímulo ao desenvolvimento de tecnologia na Prominas. Reportando-se a Diretoria de Vendas e Serviços Técnicos, esta é uma excelente oportunidade de colaborar com a equipe de especialistas da Prominas Mining em projetos que vão desde o planejamento de exploração, revisões técnicas, due diligence e estudos de viabilidade. A localização é o escritório da Prominas em Belo Horizonte. Viagens domésticas frequentes e eventuais viagens…

Texture2

07 fev: Dicas & Truques Prominas | Texture Surface

Texture Surface: Aplicação de imagens como texturas em superfícies no MinePlan 3D Você sabia que é possível aplicar imagens digitais como texturas a uma superfície? O MinePlan oferece duas alternativas para adicionar imagens a uma superfície, as ferramentas Texture Surface Tool e Texture Surface from Image, ambas disponíveis no menu Utilities. Através da ferramenta Texture Surface Tool você pode adicionar diferentes imagens georreferenciadas para texturizar uma superfície. Ao acionar a ferramenta pela primeira vez, a caixa de diálogo estará vazia. As execuções subsequentes dessa função guardarão as texturas usadas anteriormente e suas informações de localização, facilitando os futuros trabalhos. Há dois métodos para adicionar texturas em uma superfície dentro do Texture Surface Tool. A opção Orientation usa um ponto como origem e a opção Corners, além de usar a origem, utiliza mais duas outras coordenadas permitindo que o programa…

Imagem

13 jan: Dicas & Truques Prominas | MinePlan Reserves 4.0

MinePlan Reserves 4.0: Novo Reserves Versão 4.0 traz evolução na interface e novas funcionalidades. Você gostaria de realizar uma cubagem e poder analisar no relatório mais de um item de Cutoff ou calcular as reservas entre duas superfícies de início e fim de período? Com a nova versão do Reserves essas informações são obtidas de maneira simples e eficiente. O MPReserves 4.0 está mais completo e rápido. Com ele o usuário irá trabalhar com uma interface interativa, podendo realizar a cubagem entre duas superfícies, de sólidos, polígonos e também de uma área do modelo a partir da especificação de um Range. Figura 1 – Nova Interface Reserves 4.0  Ao realizar a cubagem, entre duas superfícies por exemplo, as informações de um ou mais Cutoffs poderão ser observadas no relatório e os nomes das superfícies utilizadas podem ser verificados na…