Rua Paraíba, 1465 / Sala 1101 . Savassi . Belo Horizonte

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Interpolação de Teores com Faixas Granulométricas – Mais rápido, fácil e simples com o MS!

Sabemos que muitas vezes a manipulação de modelo de blocos é um pouco demorada devido a quantidade de variáveis e de blocos. Se tratando de depósitos com análises por faixa granulométricas, esse número de variáveis aumenta consideravelmente. Para estimar modelo por faixa, utiliza-se da técnica de acumular as variáveis de teor pela faixa e esses valores são armazenados nas amostras/compostas e modelo de blocos, sendo necessária a criação de variáveis desacumuladas e acumuladas por elemento.

Dessa forma, o modelo torna-se confuso devido a imensidão de variáveis, além de o usuário ter que executar rotinas para os cálculos de acumulação e desacumulação, ocasionando um aumento considerável no tempo de processo, pois o usuário deverá despender tempo executando tais rotinas e o modelo devido ao seu tamanho físico (por conta de tantas variáveis) torna as execuções mais lentas.

Através dessa dica, vamos mostrar que é possível reduzir praticamente pela metade as variáveis necessárias para estimar modelos com faixa granulométrica. Para isto o MineSight, nas suas rotinas de interpolação, possui além de todas as versatilidades, a opção de ponderação por um item que pode ser aplicada durante a estimativa.

Com essa opção, a ponderação por faixa é feita durante os cálculos de estimativa, não havendo mais a necessidade de variáveis acumuladas e desacumuladas por faixa para cada elemento no modelo.

Em um projeto com 4 faixas, 7 elementos analisados, utilizando-se a ponderação durante o cálculo de estimativa, consegue-se eliminar as variáveis acumuladas, o que proporciona em uma redução de 45% do tamanho do arquivo.

Para cubagem, contamos com o MineSight Reserve, onde configura-se a lógica de reserva podendo selecionar um item de ponderação quando são selecionadas as variáveis que serão consideradas na cubagem, não havendo a necessidade destas informações em variáveis do modelo de blocos, que chegam a dobrar o tamanho dos arquivos de dados. E utilizando-se o MSReserves você obtém a cubagem on-the-fly.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário

FALE CONOSCO NO WHATSAPP