Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

Dicas & Truques Prominas/MineSight: MSSO – Sequenciamento utilizando sólidos

O MineSight Schedule Optimizer (MSSO) possui diferentes opões de configuração para a área de lavra:

  •  Céu aberto através de polígonos armazenados em uma base de dados;
  •   Céu aberto lendo de arquivos de texto gerados pelas ferramentas de calculo de reservas do MineSight (extensão scd);
  •  Modelos GSM (Estratigráfico).

 Desde a versão 4.5 do MineSight Schedule Optimizer (MSSO) com a opção Open Pit Mining Area é possível realizar o seu sequenciamento utilizando sólidos, que apresentam maior precisão que os polígonos e também o usuário ganha mais facilidades na visualização dos seus planos de lavra.

 Nas etapas iniciais de preparação para o sequenciamento, ao discretizar as fases em cortes, pode-se utilizar o novo plug-in Auto Cut Generation, acessado no menu Utilities, uma ferramenta versátil que irá lhe proporcionar maior produtividade.

Quando se trabalha com sólidos, deve-se considerar o atributo mssoLevel para indicar a que nível o sólido pertence, esta informação será fundamental para os cálculos de precedência vertical no MSSO.

Ao configurar o Auto Cut Generation para trabalhar com sólidos, você deverá escolher as dimensões, a origem e a área onde a ferramenta irá gerar os cortes nas fases para a etapa de sequenciamento. Os cortes podem ser baseados em um grid planar (de espaçamento uniforme ou variado e segundo a altura desejada para cada banco) ou através de uma superfície.
Na aba Naming, podem ser utilizados os wildcards para atribuir um nome único a cada corte gerado. Além disso, com o wildcard  $gridPlane é possível atribuir ao corte um Material do seu level de referência. Como sugestão, você poderá nomear seus cortes da seguinte forma: $solidName_$gridPlane_$count (Nome do sólido de origem_Level do corte_Contador), para o $count, é importante lembrar que o Padding, número de algarismos significativos, deve ser adequado ao número total de cortes no mesmo Level. No campo Leftover Solid Name, deve-se preencher a elevação do último plano do grid de referência, logo acima ou abaixo do sólido de origem, conforme a opção “Attribute solid below surface. Default: above”, este campo é que define se seu corte será referenciado pela crista ou pelo pé do banco.

 Na importação dos cortes para o MineSight Interactive Planner (MSIP), configure previamente a aba Attrib Import, para que o atributo mssoLevel possa ser populado a partir da informação contida no Element Material.

 Estas configurações asseguram que as cotas dos sólidos sejam preenchidas de forma correta e automática no atributo mssoLevel.

 Bom sequenciamento com Sólidos!

Deixe o seu comentário

pt_BR
Fale Conosco!