Rua Paraíba, 1465 / Sala 1101 . Savassi . Belo Horizonte

Dicas & Truques Prominas | Texture Surface

Texture Surface: Aplicação de imagens como texturas em superfícies no MinePlan 3D

Você sabia que é possível aplicar imagens digitais como texturas a uma superfície?

O MinePlan oferece duas alternativas para adicionar imagens a uma superfície, as ferramentas Texture Surface Tool e Texture Surface from Image, ambas disponíveis no menu Utilities.

Através da ferramenta Texture Surface Tool você pode adicionar diferentes imagens georreferenciadas para texturizar uma superfície. Ao acionar a ferramenta pela primeira vez, a caixa de diálogo estará vazia. As execuções subsequentes dessa função guardarão as texturas usadas anteriormente e suas informações de localização, facilitando os futuros trabalhos.

Há dois métodos para adicionar texturas em uma superfície dentro do Texture Surface Tool. A opção Orientation usa um ponto como origem e a opção Corners, além de usar a origem, utiliza mais duas outras coordenadas permitindo que o programa calcule a relação de tamanho do pixel.

Confira o layout da ferramenta e como é simples sua utilização:

Figura 01 – Texture Surface Tool

Após seleção da imagem, da superfície e a definição da posição geográfica, uma superfície texturizada será criada na orientação escolhida e salva no objeto geométrico em edição.

Figura 2 – Superfície original e superfície texturizada pela ferramenta Texture Surface Tool

Se a imagem não for georreferenciada, você pode usar a ferramenta Texture Surface from Image, que permite um georreferenciamento da imagem através do mapeamento de uma série de pontos de controle.

Após selecionar uma imagem e uma superfície, é necessário criar pelo menos três pontos de controle que serão usados para posicionar a imagem sobre a superfície. Um ponto de controle mapeia uma localização da imagem específica para aquele ponto no viewer.

Observe:

Figura 03 – Definição dos pontos de controle na ferramenta Texture Surface from Imagem

Especificando os pontos de controle, pode-se aplicar a texturização obtendo uma superfície com os detalhes da imagem utilizada, como ilustrado a seguir:

Figura 04 – Superfície texturizada pela opção Texture Surface from Image

Ambas as ferramentas suportam diversos formatos de imagens, como: *.bmp, *.jpg, *.jpeg, *.jp2, *.png, *.tif, *.tiff, *.ecw.

E aí, gostou dessa dica? Para maiores informações sobre as opções de Texture Surface entre em contato com nossa equipe que teremos satisfação em atendê-lo.

Até a próxima!!!

Equipe Prominas Mining

Deixe o seu comentário

FALE CONOSCO NO WHATSAPP