Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

D&T – HxM Blast – O melhor do HxM Blast

No Dicas & Truques de hoje, vamos apresentar a melhor ferramenta para planejar e organizar as atividades de desmonte de rochas em sua mina, o HxM Blast.

O HxM Blast está totalmente integrado com o modelo de blocos, fornecendo maior precisão, juntamente com a capacidade de medir dados reais do campo, analisar os resultados de uma detonação e armazenar configurações de detonação através de templates condicionais. Dessa forma, o HxM Blast continua a melhorar o fluxo de trabalho no projeto de detonação e em sua reconciliação.

As opções integradas, como acesso ao modelo de blocos e exportação de dados, permitem ao usuário utilizar as informações do modelo de blocos tais como tipo de rocha, fragmentação, classificação do minério e avaliação econômica, permitindo assim, analisar rapidamente as melhores práticas e compreender o que está contribuindo para que o desmonte seja bem-sucedido. Este processo de melhoria contínua pode ser simplificado na figura abaixo, como Design, Measure, Analyze e Improve (Projete, meça, analise e melhore).

Figura 1: Processo de melhoria contínua usado na detonação

Muitas minas são ricas em dados e pobres em informação. A maioria dos sistemas, geram uma enorme quantidade de dados úteis, porém sem um método fácil para integrar e agregar rapidamente esses dados, que podem auxiliar nas decisões.

Na perfuração e desmonte de rochas isso é desafiador, pois mesmo pequenos projetos de detonação requerem dados sobre as propriedades da rocha, exigências de fragmentação, custos, segurança, água, explosivos, gerenciamento de projetos e conhecimento especializado. Embora seja possível reunir todas essas informações geradas por diferentes sistemas, muitas vezes elas são adquiridas tarde demais para serem usadas nas decisões da detonação atual.

Para configurar um processo padronizado, os responsáveis pela perfuração e desmonte precisam ter acesso às informações de forma rápida e fácil, tanto para a concepção de novos planos, quanto para avaliar sua eficácia. Para isso, a informação precisa ser documentada e compartilhada com todos para que os dados possam ser utilizados no futuro.

O HxM Blast é a solução!

O HxM Blast tem ferramentas para você projetar detonações, importar informações relacionadas ao desmonte e a perfuração a partir de praticamente todos os sistemas, e usar essa informação para padronizar e otimizar o fluxo de trabalho nas etapas do processo. Ele permite que você construa fluxos de trabalho baseados em informações do modelo de blocos e de outros sistemas.

Projeto

Um exemplo simples é ilustrado a seguir, com base no tipo de rocha a partir do modelo de blocos. Neste cenário, o template mais adequado para um determinado tipo de rocha pode ser definido usando uma lógica condicional definida pelo usuário. Qualquer propriedade pode ser usada para construir templates. Isso inclui, taxas de penetração, dureza da rocha, e classificação do minério.

Figura 2:  Integração com o modelo de blocos

Figura 3: Projeto condicional e carregamento de templates baseadas no modelo de blocos

Medições

Os dados de campo podem ser importados para o HxM Blast para um único ou múltiplos planos de detonação, baseados no ID dos furos ou localização espacial diretamente do banco de dados. As propriedades importadas e armazenadas no repositório permitem que os usuários criem planos precisos usando os dados reais. Por exemplo, um plano de desmonte pode ser criado diretamente visualizando o modelo de bloco e carregados usando uma lógica condicional.

Figura 4: Superfície de nível de água e informações de carregamento, proporcionam oportunidades para medir dados no campo e, em seguida, usar essa informação para otimizar a concepção do desmonte.

Análise

A integração com o modelo de blocos permite ao usuário avaliar a detonação e identificar onde o projeto está funcionando bem e onde podem ser feitas melhorias. Por exemplo, o tipo de rocha pode ser comparado com taxas de penetração e fragmentação. O utilitário ARC mostra tabelas, gráficos e análise avançada do desmonte.

Figura 5: Relatórios ARC permite gerar rapidamente relatórios e comparar planejado vs. executado, a fim de tomar decisões baseadas em dados.

Otimização

Equipado com estas informações, no HxM Blast você pode fazer melhorias no design da detonação, carregamento dos furos e ter controle sobre o agendamento das atividades. Os templates de design e carregamento podem ser atualizados e usados como base para os próximos planos. Este processo de melhoria contínua na detonação é fundamental para manter a segurança e compartilhar o conhecimento entre múltiplos usuários.

O HxM Blast permite que todos saibam como e por que o desmonte foi projetado, bem como o desempenho geral. Além disso, se um novo profissional assumir este processo, sempre haverá registros do processo.

Figura 6: Perfuração e desmonte centralizado, dados armazenados em um banco de dados SQL.

Conclusão

O HxM Blast fecha o ciclo em um projeto de perfuração e desmonte de forma rápida e eficiente, permitindo que dados de múltiplos sistemas, perfuração e modelo de blocos sejam utilizados para melhorar a detonação, reconciliação e segurança na mina.

Não deixe de otimizar seu tempo e reduzir custos em sua mina! Utilize o HxM Blast em suas operações!

Até a próxima!!!

Deixe o seu comentário

pt_BR
Fale Conosco!