Rua Paraíba, 1465 / Sala 1101 . Savassi . Belo Horizonte

D&T Prominas | Coordinate System Manager: Conversão de Coordenadas Completas (UTM E, N, Z e Geográficas)

D&T Prominas | Coordinate System Manager: Conversão de Coordenadas Completas (UTM E, N, Z e Geográficas)

Você sabia que o MinePlan possui uma ferramenta de conversão completa de coordenadas para que seus dados estejam sempre georreferenciados de maneira correta? Trata-se do Coordinate System Manager, presente no menu File do MP3D.

Com essa ferramenta, você pode criar conversões de DATUM UTM para importar e exportar dados. O campo External Coordinate System representa o DATUM utilizado nos dados a serem importados ou exportados (externos em outro datum), enquanto o campo Project Coordinate System é o sistema utilizado no seu projeto do MinePlan, que é o DATUM base.

Como todos os softwares de projeto 3D utilizam coordenadas UTM para representar o plano cartesiano e com isso reduzir os processamentos internos, a utilização de coordenadas geográficas sempre se escondeu atrás de conversões indiretas e detalhadas. Mas agora com a utilização do Coordinate System Manager é possível a exportação direta em coordenadas geográficas, possibilitando inúmeras aplicações, tal como a exportação em KML direto.

Figura 1: Interface do Coordinate System Manager

Deste modo, o Coordinate System Manager realiza conversões de DATUMs projetados, com coordenadas UTM, e também de coordenadas geográficas, representadas em latitude e longitude.

Vale lembrar que as conversões reais são em 3D. Enquanto nos softwares tradicionais de georreferenciamento 2D, o mais comum é fazer a transformação horizontal, ignorando a elevação, o Coordinate System Manager não irá te deixar esquecer, já realizando a transformação completa das suas coordenadas, incluindo a elevação.

A seção Local Transformation recebe informações sobre ajustes para DATUMs locais dos projetos. Podendo ser ajustados a translação, rotação dos dados e escala, para aperfeiçoar a conversão se houver diferenças de unidades utilizadas, por exemplo.

Como são muitas as opções de sistemas de coordenadas, é possível refinar sua busca a partir de palavras chave, ou utilizando um filtro, que permite a visualização apenas de sistemas projetados ou geográficos, de acordo com a sua necessidade.

Figura 2: Busca e filtros.

A conversão de DATUMs pode ser aplicada em várias formas de importação e exportação de dados, como arquivos *.xyz, *.srg, *.csv, *.kml, entre outros. Para realizar a transformação, basta selecionar a opção desejada.

Figura 3: Utilização da conversão para exportar dados.

E aí, gostou da dica? Para mais informações sobre o Coordinate System Manager, entre em contato com a nossa equipe e teremos satisfação em atendê-lo!

Até a próxima!!!

Equipe Prominas Mining

Deixe o seu comentário

Open chat