Rua Paraíba, 1465 / Sala 1101 . Savassi . Belo Horizonte

D&T Prominas | Sigma

D&T Prominas | Sigma: Curva de Parametrização.

Você sabia que o MinePlan conta com uma ferramenta própria para fazer uma análise estatística e geoestatística de todos os seus dados?

O Sigma é a solução ideal para validar e parametrizar os dados. Você pode visualizar os dados de tabelas, do banco de dados MPTorque e do modelo de blocos 3D.

A ferramenta permite a criação de gráficos estatísticos como histogramas, Box Plots, Scatter Plots, por exemplo, bem como geoestatísticos, como mapas variográficos e Contact Plots.

Uma análise importante é realizada a partir do Grade Tonnage Curve, a curva de parametrização. Esta curva é utilizada para determinar um valor de teor de corte a ser utilizado na operação minerária.

Figura 1: Menu superior do Sigma

Para gerar um Grade Tonnage Curve, basta selecionar o ícone na barra superior, atribuir um nome ao gráfico e, em seguida, selecionar a fonte dos dados a serem analisados e o teor a ser parametrizado.

Figura 2: Definição de fonte de dados e variável a ser analisada.

Para refinar os resultados, podem-se aplicar filtros e pesos diferenciados aos dados, bem como ajustar a exibição dos dados para visualizar melhor e tomar as decisões mais acuradas.

Figura 3: Visualização da Curva de Parametrização.

E aí, gostou da dica? Para mais informações sobre o Sigma, entre em contato com a nossa equipe e teremos satisfação em atendê-lo.

Até a próxima!!!

Equipe Prominas Mining

Deixe o seu comentário

FALE CONOSCO NO WHATSAPP