Rua Paraíba, 1465 / Sala 1101 . Savassi . Belo Horizonte

Entenda o Planejamento de Mina Ponta a Ponta

O Planejamento De Mina é realizado após um conhecimento prévio estabelecido do mineral minério de interesse. Ele corresponde ao processo para se determinar as metodologias mais eficientes para o sequenciamento de lavra e extração, sendo assim o resultado de um conjunto de tarefas que visa o melhor aproveitamento dos recursos minerais.

Fazer o Planejamento de Mina adequado é indispensável para o sucesso do empreendimento, uma vez que é o processo decisório para sua condução e desenvolvimento. Um bom planejamento leva em conta competências da Geologia e Planejamento de Lavra:

Geologia

Logo no começo do planejamento de mina, é necessário entendimento geológico do local. Nesse contexto as incertezas geológicas são consideradas como as principais contribuintes para possíveis falhas nos processos ao longo do período de vida útil da mina. Em função de evitá-las, torna-se extremamente necessário o profundo conhecimento geológico da região de interesse através de pesquisas de campo e de laboratório, denominadas Levantamento Geológico Ou Mapeamento Geológico. Eles constituem o primeiro passo na sequência de etapas da exploração mineral e seu propósito é estabelecer características como a natureza, a forma, a posição espacial, a origem, a idade, a evolução, e a importância dos corpos rochosos (PRICE, 1992). Devido sua complexidade, é uma etapa que envolve a utilização de várias disciplinas das geociências como a geofísica, geoquímica e petrologia, por exemplo.

Uma vez realizado o levantamento geológico, inicia-se a Criação e Interpolação de Modelos Geológicos para caracterização espacial e quantificação do depósito. Para isso se faz necessário um levantamento criterioso de informações para o conhecimento do corpo mineral através da obtenção de amostras representativas (testemunhos de sondagem/canais/chips), sendo necessário que o plano de sondagem abranja de forma representativa o depósito mineral em estudo e assim se tenha a máxima quantidade de informação sobre a distribuição de teores e litologias, por exemplo. Com esses dados se tem a base para a interpretação geológica, e assim são criadas seções que irão definir os diferentes contatos litológicos do corpo em estudo.

A partir daí as camadas litológicas são transformadas em blocos que caracterizam os recursos minerais, sendo o modelo tridimensional o mais utilizado atualmente. Cada bloco contém todas as informações obtidas provenientes dos estudos, sendo elas as informações químicas, mineralógicas e estruturais.  Eles possuem as mesmas dimensões e forma e, representam a menor porção do domínio a ser estudado. Então, são usadas técnicas Geoestatísticas para estimar uma propriedade em um determinado local do depósito que não foi amostrado. As mais utilizadas são os métodos matemáticos de krigagem, inverso da potência da distância e polígonos de influência, sendo obtido assim uma avaliação precisa de todas a reservas do projeto.

Planejamento de Lavra

Após a definição do modelo de blocos é iniciada a Categorização dos Blocos de Minério, onde cada bloco receberá um Valor Econômico referente ao que se espera obter com a extração e o tratamento mineral, levando em consideração a receita e os custos. Blocos de estéril apresentam valor negativo, enquanto blocos de minério ou contendo minério e estéril podem ter valores menor, igual ou maior que zero dependendo da qualidade do minério que está contido.

Em posse dos valores de todos os blocos é necessário que se busque o conjunto de blocos que forneça o maior lucro possível, levando em consideração as restrições relativas ao projeto. Considerando a riqueza de detalhes em um planejamento de mina o uso de métodos computacionais é essencial, já que serão avaliados os teores e suas distribuições no modelo, as propriedades das litologias, a recuperação metalúrgica, os custos e as receitas com as vendas. Existem diferentes algoritmos que buscam a cava ótima, ou seja, que buscam a maximização dos lucros, tais como Lerchs-Grossmann, o Pseudoflow e a Parametrização de Reservas, que além dos aspectos econômicos considera também aspectos geométricos de engenharia que devem ser seguidos.

Entender o comportamento da cava variando cada um dos parâmetros do planejamento é muito importante para antecipar cenários. Esse procedimento é chamado Análise De Sensibilidade, no qual são gerados múltiplos desenhos de cava em função de mudanças nas variáveis como custos e receitas, por exemplo. A partir dessas análises, o engenheiro garante maior segurança e confiança em seu projeto, uma vez que é obtido um agrupamento de cavas ótimas onde se desenvolvem estudos de viabilidade econômica que ajudam a identificar os limites de lavra da cava e buscam a maximização do Valor Presente Líquido (VPL).

Esses diferentes limites de cavas são a orientação inicial para a Geração Das Fases De Extração ou pushbacks. As fases irão definir como se dará a evolução do pit, à medida que o material é extraído durante os anos.

Com a definição dos avanços a serem lavrados, inicia-se a estruturação da mina onde são realizadas as construções de acessos, rampas e bermas das bancadas que tornarão a cava operacional. É importante que o engenheiro tenha conhecimento de toda a frota necessária para seguir a programação do plano de lavra, para que o pit tenha seu design adequado a uma operação segura e eficiente.

Com todo esse conjunto de variáveis é feita a programação da sequência de extração das fases. O sequenciamento estratégico é extremamente importante, pois é a partir dele que o valor máximo de seu projeto será obtido, considerando as metas e restrições estabelecidas, como a qualidade, relação estéril/minério, tonelagem e outros fatores.

Com este overview dos principais desafios na elaboração de um planejamento, temos que essa atividade visa o melhor aproveitamento dos recursos minerais do empreendimento. O HxGN MinePlan é o software mais moderno e completo do mercado quando nos relacionamos com a exploração, modelamento, geoestatistica, planejamento tático, estratégico e otimizado, ele permite otimizar uma maior recuperação do bem mineral em função da maximização do lucro. Caso queria saber como otimizar seus processos entre em contato com a Prominas.

Deixe o seu comentário

FALE CONOSCO NO WHATSAPP