Rua Paraíba, 1465 / Sala 1101 . Savassi . Belo Horizonte

Hexagon MinePlan UG Full Solution

Hexagon MinePlan UG Full Solution

Você sabia que o MinePlan (MineSight) possui soluções completas para o desenvolvimento de projetos subterrâneos?

As ferramentas MinePlan propiciam aos usuários soluções totalmente integradas que vão desde as pesquisas de exploração geológicas, modelagem implícita, soluções para criação de modelos de blocos, avaliações econômicas dos depósitos, design e sequenciamento de lavra.

Quer saber mais? Acompanhe os tópicos a seguir com detalhamento das atividades realizadas em um projeto executado pela Prominas Mining utilizando integralmente as ferramentas MinePlan:

Geologia

MinePlan Torque – Gerenciamento de Banco de Dados e QAQC

O MinePlan Torque é o gerenciador de banco de dados geológicos e de desmonte. Composto de ferramentas de importação, validação, exportação e geração de relatórios de banco de dados, relacional de base Microsoft SQL.

Integrado ao Torque, o MinePlan QAQC foi desenvolvido para geólogos e outras partes interessadas que se preocupam com a garantia da qualidade da amostra (QA) e o controle de qualidade (QC).

MinePlan GeoLogic – Modelagem Implícita

O GeoLogic aproveita o poder da modelagem implícita ao sequenciar superfícies e sólidos para criar um modelo geológico hermético. O GeoLogic permite que os geólogos explorem múltiplos cenários interpretativos e construam formas complexas através da leitura direta das informações dos  furos de sondagem e/ou seções, com rapidez e precisão. A ferramenta permite ainda que seja construída uma linha do tempo de eventos geológicos para produzir uma série de sólidos e superfícies interconectados, prontos para codificar seu modelo de bloco.

Criação e gerenciamento de modelos de blocos e Sigma para a Análises estatísticas e Geoestatística

O Model Manager permite que você crie ou edite o arquivo de controle do projeto (PCF), modelos de blocos 3D (3DBM) – Regulares, MultiOre(%) e sub-blocados, modelos de superfície (GSF) e modelos estratigráficos (GSM) de dentro do MinePlan 3D (MP3D).

O MinePlan Sigma é um pacote que abrange ferramentas estatísticas e geoestatísticas para análise de banco de dados, geração de variogramas, análise de contatos, etc. E o melhor, tudo isso integrado às ferramentas  de geração de relatórios dos resultados obtidos.

Para a estimativa de teores, o Model Interpolation Tool usa o mecanismo de interpolação robusto do MinePlan combinado com uma interface fácil de usar e integrada ao MinePlan Torque. A ferramenta é organizada de forma a guiar o usuário pelas opções e fluxos de trabalho. Para interpolação do modelo utiliza-se dados das amostras que podem ser acessados conectando-se a um banco de dados , o que permite o uso de um grande conjunto de rotinas de interpolação.

MinePlan Reserve – Cálculos de Recursos / Cubagem

O MinePlan Reserves (MPReserve) é uma ferramenta de cálculo que pode ser usada para gerar relatórios de reservas a partir de sólidos, polígonos ou entre superfícies diretamente no Viewer no 3D, com base em um modelo de blocos. O MPReserves fornece uma interface fácil de configurar e utiliza a tecnologia Advanced Reporting and Charting (ARC) para a criação rápida e simples de tabelas, gráficos e relatórios em vários formatos.

Engenharia

Análise lavra Céu aberto vs. Subterrânea

O momento em que a economia mostra que uma mina subterrânea é melhor do que uma a céu aberto é chamado de Profundidade de Transição. Para determinar qual método é melhor, um estudo detalhado deve ser feito usando dois modelos diferentes – um para céu aberto, através  do MinePlan Evaluator e outro para subterrâneo, utilizando o MinePlan Stope Optimizer. Após a otimização da cava e do stopes a equipe tem dados suficientes para determinar o Transition Depth.

MinePlan UG Tools – Ferramentas de desenhos UG

Ferramentas totalmente customizadas para o design de projetos UG, como shafts, rampas, galerias, acessos, pilares, raises bem como dos desenhos típicos dos stopes, painéis e/ou blocos de lavra. O Ring Design Tool permite criar projetos de perfurações, em qualquer plano ou direção, fazer o projeto de carregamento, emitir relatórios e plotagens.

MinePlan Stope Optimizer – Otimização de Stopes (Geometrias)

Integrado com nosso pacote de planejamento de lavra, o MinePlan Stope Optimizer apresenta o algoritmo padrão da indústria para otimização de Stopes, permitindo a variação de parâmetros econômicos e geométricos, com foco na otimização da forma e nos valores de um modelo de blocos.

O Stope Optimizer é adequado para trabalhar com vários tipos de corpos minerais, incluindo veios finos, maciços e tabulares.

As saídas (wireframes, códigos no modelo de bloco e relatórios) são adequadas para uso em planejamento estratégico e tático.

MinePlan Planner – Base de dados, análise operacionais e reportes

MinePlan Planner, um sistema abrangente, rápido e fácil de usar para gerenciar o fluxo de trabalho de controle de minério. Com ele é possível importar ou projetar geometria com reservas calculadas dinamicamente e armazenadas no banco de dados de planejamento do MinePlan 3D, além da possibilidade de calcular ou atribuir propriedades do usuário para padronizar o fluxo de trabalho e melhorar os processos.

MinePlan Haulage

Utilizado para dimensionamento de equipamentos de carga e transporte de mina, o MinePlan Haulage é uma ferramenta totalmente integrada com as ferramentas de sequenciamento de mina. Se for necessário qualquer mudança no sequenciamento de mina é possível saber de forma quase instantânea o efeito da mudança na necessidade de equipamentos para a realização do plano proposto. Além disso, é possível calcular a reposição de frota devido o final de vida útil do equipamento, fornecendo planos de substituição.

MinePlan Schedule Optimizer – Sequenciamento Estratégico LOM

O MinePlan Schedule Optimizer (MPSO) é uma ferramenta para sequenciamento de Médio e Longo prazo de mina, com ele é possível determinar a sequência de lavra mais produtiva. Também é possível restringir a sequência de lavra de forma a satisfazer critérios de qualidade e quantidade, bem como as capacidades de destino e parâmetros econômicos, conta com a programação MultiPeriod e sequenciamento MultiMina.

MinePlan Activity Scheduler – Sequenciamento de atividades (LP, MP e CP)

MinePlan Activity Scheduler (MPAS) é uma ferramenta utilizada para acompanhar a execução e visualização das atividades, permitindo a criação de cronogramas com dependência entre as atividades (Diagrama de Gantt). Oferece  também a possibilidade de criar e visualizar animações dos avanços de lavra utilizados para sequenciamento de atividades de lavra subterrânea e a céu aberto.

Acompanhe os resultados obtidos, no vídeo abaixo:

Até a próxima!!!

Equipe Prominas Mining

Deixe o seu comentário

FALE CONOSCO NO WHATSAPP