Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

Levantamento Topográfico com Drone: Integração MinePlan e Cyclone3DR

LEVENTAMENTO-TOPOGRÁFICO-DRONE

Você sabia que o MinePlan integra o levantamento topográfico realizado por drones e o Cyclone3DR através de um processo inteligente e automatizado? Os drones são uma ferramenta valiosa na operação de uma mina e levantamento topográfico.

Eles viabilizam um rápido levantamento de dados, permitindo uma maior compreensão da topografia local, a obtenção de informações sobre o posicionamento preciso de materiais, pilhas de estoque, posicionamento de máquinas para paradas de manutenção, construção de rampas e estradas de transporte, monitoramento de perfuração e desmonte, vídeos operacionais e de segurança, entre muitas outras aplicações.

Particularmente em ambientes de alto risco, a captura autônoma da realidade oferece uma oportunidade única de documentar e medir ambientes complexos para criar versões digitais exatas. Isso permite que as empresas conduzam seus projetos com mais eficiência, economizando um tempo valioso e abrindo novas possibilidades.

A Prominas, oferece produtos e soluções da Hexagon que integram o levantamento de dados ao planejamento de lavra e levantamento topográfico. O Leica BLK2FLY é um laser scanner de voo autônomo, capaz de medir estruturas complexas e locais de difícil acesso em 3D.

As aplicações do BLK2FLY incluem a medição de fachadas verticais, áreas maiores e cavas a céu aberto para documentação ou processamento adicional, como análise volumétrica. Devido à precisão da nuvem de pontos, ele classifica e filtra objetos como vegetação de uma varredura, fornecendo um modelo digital de terreno (DTM) exato da área de interesse.

O MinePlan permite a integração de levantamentos topográficos realizados por drones e o Cyclone3DR através de um processo inteligente e automatizado.

 

Figura 01:  Drone BLK2FLY da Leica Geosystems.

 

A integração entre o Leica BLK2FLY, o Cyclone 3DR e o MinePlan transforma um processo majoritariamente manual em um processo inteligente e automatizado, simplificando a captura de dados do local da mina para levantamento topográfico e uso em processos posteriores. Os usuários carregam sua nuvem de pontos gerada pelo drone no Cyclone 3DR, limpam os dados e executam tarefas como volumetria de estoque ou criação de superfície.

Com a capacidade de puxar as nuvens de pontos, rotacionar a visualização e fazer medições, os operadores de minas têm uma melhor compreensão do estado atual da operação e da superfície da mina assim que o voo do drone é concluído.

 

Figura 02:   Nuvem de pontos no Leica Cyclone 3DR. A superfície pode ser importada para o MinePlan 3D e utilizada nas rotinas diárias de planejamento de lavra.

 

Os usuários inserem facilmente a superfície da mina no MinePlan 3D. Essas superfícies são o ponto de partida no processo de planejamento de lavra e se tornam parte integrante dos fluxos de trabalho de levantamento topográfico, permitindo criar planos de lavra e realizar o sequenciamento e a otimização da mina a partir de dados atualizados.

As tomadas de decisões críticas entre engenharia, produção, manutenção e outros departamentos ocorrem em tempo real, viabilizando uma operação mais rápida e eficiente.

E aí, gostou dessa dica?  Para maiores informações sobre a Cyclone 3DR, além de outras funcionalidades e ferramentas do MinePlan, entre em contato com nossa equipe que teremos satisfação em atendê-lo.

Até a próxima!!!

Equipe Prominas Mining

Deixe o seu comentário

pt_BR
Fale Conosco!