Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

Newsletter Prominas HxM | MineSight: Novas abordagens para operacionalização de cavas e fases.

Muito provavelmente você já ouviu o ditado “o barato sai caro”, certo? Normalmente isso acontece quando você escolheu a opção mais barata e o resultado final não corresponde às suas expectativas. Para obter a qualidade desejada, nem sempre é necessário investir mais recursos e sim otimizar e/ou adequar sua demanda, pois “tempo é dinheiro”.

A principal estratégia de um projeto está no equilíbrio da relação tempo x qualidade x custo. Quando falamos em qualidade, é importante ter o conceito muito claro que qualidade é a adequação ao uso e também conformidade às exigências, ou seja, definir o que é importante na demanda.

O MineSight é um software provedor de soluções integradas e inovadoras que garantem facilidade, agilidade e, principalmente, a qualidade para que possamos aproximar ainda mais do menor tempo, dos melhores resultados e do menor custo.

Muitas vezes temos a necessidade de resultados rápidos ou não é necessário um nível de precisão muito alto, assim podemos otimizar tempo e custos de acordo com a demanda. Nesse contexto, estamos trazendo uma abordagem ao fluxo de trabalho na operacionalização de cavas/fases.

A principal função da cava operacional é fornecer uma geometria limite final de lavra em um depósito mineral, de tal forma que o máximo valor ou lucro possa ser obtido da extração e de forma operacional. Esta abordagem engloba três tipos de resultados com diferentes níveis de detalhamento:

  1. Cava Pré-Operacional

A pré-operacionalização consiste na confecção de geometria da cava final considerando bancos definidos por pé e crista, respeitando os parâmetros geotécnicos de ângulos de face, tamanho de berma e ângulo geral de talude. Nesta etapa, é necessária a ferramenta MineSight Pit Expansion para elaboração do projeto de pé & crista. O resultado final será uma cava pré-operacional carente da inserção de rampas, porém permite fazer esboços rápidos da cava final e/ou fases ou até mesmo ser usado em sequenciamentos matemáticos de forma aproximar os resultados da realidade.

  1. Cava Operacional

Tomando como referência a cava Pré-Operacional é preparado a geometria da cava final, considerando a inserção de rampas e acessos, respeitando os parâmetros geotécnicos. Utiliza-se também a ferramenta MineSight Pit Expansion com a inclusão de rampas e acessos. O resultado final será uma cava totalmente operacional com possibilidade de ganhos oriundos de ajustes geométricos.

  1. Cava Operacional Otimizada

É realizado um refinamento na cava operacional, com a realização de ajustes geométricos que visam principalmente a redução de estéril, minimização de perda do minério, suavização e melhoria operacional.

 Neste contexto, podemos dizer que existe qualidade em todos os níveis de operacionalização, porém restrita ao nível de detalhe demandado. A primeira opção é de baixo custo e baixo tempo (algumas horas), porém com mínimos detalhes; a segunda oferece custos e tempo ainda reduzidos com boa qualidade (1 dia de trabalho) e a terceira fornece uma otimização de qualidade elevada, que demanda consequentemente mais tempo (2 dias). Os tempos destacados são referências da cava apresentada e possíveis de serem alcançados apenas com uso da ferramenta MineSight Pit Expansion.

Não há uma fórmula exata para a escolha do método a ser utilizado, porém gostaríamos que refletissem um pouco e que suas escolhas sejam tomadas com base em critérios técnicos e de acordo com os objetivos finais do trabalho, otimizando assim, tempo, qualidade e custos.

Da mesma forma, a otimização de seu trabalho ou do tempo da sua equipe, pode ser obtido através da realização de treinamentos que levem em consideração a metodologia apresentada.

Nos próximos trabalhos, identifique claramente seus objetivos, pois essa é a melhor forma de equilibrar o custo-benefício. Fica nossa dica!

Para maiores detalhes acerca da performance diferenciada do MineSight, Treinamentos e Serviços de Operacionalização entre em contato com client-relations@prominas.net.

 Até a próxima!!!

Deixe o seu comentário

pt_BR
Fale Conosco!