Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

D&T – HxM Blast, planos de perfuração com todos os detalhes.

A Hexagon Mining traz a precisão e confiança para um dos estágios mais desafiadores da mineração, utilizando o novo gerenciador de perfuração e desmonte, o HxM Blast. Em uma interface única une o design de planos de perfuração, inclusão de parâmetros de detonação para os furos e amarrações ao plano de fogo. Deste modo o HxM Blast traz muito mais controles sobre o design, gerenciamento e relatórios dos planos de perfuração.

HxM Blast pode trabalhar com polígonos de plano de fogo existentes no MineSight ou então digitalizar um novo dentro da ferramenta. Para isto você pode contar com opções extremamente fáceis, atribuições de Templates e funções pré-definidas para o design, nomeação dos seus furos e definição de valores de cota da boca dos furos, por exemplo. A configuração de espaçamento e afastamento dos furos está completamente dinâmica, para facilitar a customização do plano às suas necessidades.

Uma das mais importantes ferramentas no HxM Blast Design é a habilidade do usuário de poder definir a malha de perfuração para produção em conjunto com os furos de pré-split, e tudo isto de modo simultâneo e interativo. Quem já tentou fazer isto manual, sabe a tremenda dor de cabeça que isto causa. Todo o processo é simples e rápido, economizando tempo e dinheiro.

 

Muitos fatores influenciam a qualidade da detonação. As características geológicas e geotécnicas da rocha são intrínsecas ao material, contudo os parâmetros do plano de fogo, tais como espaçamento dos furos, profundidade, diâmetro e tipo/quantidade de explosivo utilizado podem ser variáveis. A habilidade para mudar estes parâmetros dinamicamente em resposta da informação obtida durante a execução da perfuração é crítica para alcançar uma boa fragmentação do material.

 

Com a automação do HxM Blast, este pode comunicar diretamente com a base de dados do gerenciador de frota das perfuratrizes e com o sistema de vendas de explosivos e assim habilitar um melhor planejamento do plano de fogo de acordo com a disposição das perfuratrizes na mina e com relação aos tipos de explosivos disponíveis para a detonação, tornando-o essencial para as tomadas de decisão.

Com a possibilidade de visualizar as áreas e os volumes de influência é possível predizer os resultados antes que o material seja detonado.

O HxM Blast estoca dados em uma base de dados própria ou em SQL, facilitando assim a comunicação entre o gerenciador de sondagens do MineSight (MSTorque) e os produtos de sequenciamento de lavra (Atlas).

Então, uma vez que você tenha definido seu plano de perfuração no HxM Blast, você pode estocar estes dados na base de dados do MSTorque, facilitando assim para que outras pessoas envolvidas no projeto possam carrega-las novamente e assim atualizá-la com as últimas informações, fazer o carregamento de explosivos nos furos e assim salvar na base de dados.

Isso também facilita para que outros usuários possam inseri-los no Atlas, atrelando a este plano de detonação um sequenciamento de atividades com gráfico Gantt para que tenham maior precisão em duração de tempo de perfuração, carregamento e detonação.

Os resumos e relatórios no HxM Blast facilitará a otimização dos planos de fogo enquanto rastreiam informações, tais como o uso dos explosivos. A ferramenta possui também opções de validação e soluções de problemas geométricos, poupando tempo e aumentando a produção. As opções de exportações são variadas, e possibilitam uma vasta gama de personalizações.

Nas versões futuras o HxM Blast incluirá simulações de detonações, analise e otimizações para reduzir a carga de trabalho dos usuários, estes poderão carregar ou otimizar os parâmetros de detonação em estágios críticos.

HxM Blast será lançado em fases e a primeira versão já está disponível para os “MineSighters”:

  • Versão 1.xx – Inclusão de ferramentas de design de planos de perfuração avançado, tais como deslocamento de linhas de perfuração, sólidos de influência de volume, regras para nomeação dos furos, e realização de malhas de trim shot, e uma vasta gama voltada para o design do plano.
  • Versão 2.xx e 3.xx – Adição de ferramentas de design de planos de fogo, opções de conexões do plano (manual e automática) e simulações e otimizações.

“HxM Blast redefinirá a detonação”

“Uma má detonação pode desfazer todo o bom trabalho feito pelos geólogos e engenheiros na elaboração do modelo e dos planos de lavra da mina.”

“Portanto, é de vital importância que o desenho e a execução do plano de fogo minimizem os erros e interprete os efeitos quando as coisas não correm como foram planejadas”

Mark Gabbitus,

Gerente Sênior de Produtos de Geologia e Controle Operacional da Hexagon Mining MineSight

 

Maiores informações sobre esse lançamento ou demais ferramentas MineSight, entre em contato com client-relations@prominas.net.

Até a próxima!!!

Deixe o seu comentário

pt_BR
Fale Conosco!