Rua Paraíba, 1465 / Sala 1101 . Savassi . Belo Horizonte

Dicas & Truques Prominas/MineSight: Facilidade e rapidez no desenho de pilhas, acessos e aplicações ambientais!

Existem algumas ferramentas no MS3D que simplificam em muito o trabalho dos usuários no que se refere à design de pilhas, cavas e acessos. Nesta edição do Dicas & Truques, iremos apresentar quatro delas: Dump/Spoil to Target, Surface Reslope, Attach Template along Polyline e Pit Expansion.

Estas ferramentas também podem ser utilizadas para aplicações ambientais. Um artigo sobre este assunto pode ser encontrado no link: //www.minesight.com/en-us/company/newsletters/september2013/environmentalapplications.aspx.

Dump/Spoil to Target

Com esta ferramenta, presente no menu OP Eng Tools, é possível projetar rapidamente sólidos de pilhas, tendo como dados de entrada apenas um polígono, ângulo de inclinação, tolerância, volume da pilha e topografia.

A ferramenta Dump/Spoil to Target é interativa com o usuário e o adverte, no MineSight Message Window, caso suas metas não sejam exequíveis, sugerindo então valores aceitáveis para o projeto.

Surface Reslope

Esta ferramenta, também presente no menu OP Eng Tools, é usada para suavizar os ângulos de uma superfície baseado em um valor especificado pelo usuário para equilibrar eficientemente corte e aterro.

As imagens abaixo demonstram o resultado da aplicação do Surface Reslope.

Attach Template along Polyline

Esta ferramenta, presente no menu Surface => Create, cria superfícies tendo como bases alguns modelos existentes ou modelos criados pelo próprio usuário, aplicando-os ao longo de uma linha.

Alguns destes modelos, aplicado a um perfil de transporte, criam automaticamente os acessos e as projeções para corte e aterro.

Com essa opção, também é possível criar acessos subterrâneos, shafts, dentre outros.

Pit Expansion

Esta conhecida ferramenta é amplamente utilizada para operacionalização de cava, mas também pode ser utilizada para desenho de acessos e estradas.

Contrariando o senso comum, as linhas de pit base não precisam ser polígonos. Como pode ser visto na imagem abaixo, qualquer linha, desde que seja 2D e esteja atribuída como pit base, é operacionalizada pelo Pit Expansion.

No mesmo Pit Expansion, com a função Slot, é possível operacionalizar acessos de forma simples e intuitiva. Para isto, bastam apenas uma linha de base (pit base), a linha de trajetória e parâmetros geotécnicos do acesso, que também podem ser lidos diretamente do modelo de blocos.

Desenho de pilhas, acessos com encosta operacionalizada, cavas ou taludes operacionalizados: trabalhos que exigem muito tempo para fazê-los, mas que podem ser simplificados com o uso das ferramentas MineSight, apresentadas neste Dicas & Truques.

 

Até a próxima!

Deixe o seu comentário

FALE CONOSCO NO WHATSAPP