Rua Paraíba, 1465 / 11º Andar . Savassi . Belo Horizonte

Dicas & Truques Prominas/MineSight: MineSight MS3D – RSI Relative Surface Interpolator & Unfolding.

Geologias complexas podem representar desafios para a modelagem e interpolação. Veios estreitos, dobras e acamamentos dobrados são apenas alguns exemplos de depósitos que podem gerar problemas durante o fluxo de trabalho de interpolação, seja usando ponderação pelo inverso da distância, krigagem ou outras técnicas de interpolação que considera as distâncias entre as amostras. Para estes casos, o MineSight possui um conjunto de ferramentas poderosas que facilitam seu trabalho.

O MineSight oferece exclusivamente o Dynamic Unfolding e o Relative Surface Interpolator, um conjunto de ferramentas que aprimoram a estimativa em depósitos com dobramentos. Esta ferramenta leva em conta a distância relativa ao tempo de mineralização na determinada litologia (desdobrada) e não a simples distância das compostas ao bloco. Entre outras palavras, estas ferramentas desdobram a camadas litológicas assim como os dados necessários para a estimativa e realizam a estimativa com base na posição original em que foi depositada/mineralizada.

As distâncias reais são as distâncias no tempo de deposição/mineralização, ou seja, antes de deformação geológica. Se utilizar as coordenadas atuais sem “desdobrar” provavelmente vai levar a uma interpolação incorreta ou imprópria. A ferramenta Relative Surface Interpolation cria superfícies a partir de uma superfície pré-existente ou entre duas superfícies limitantes que você deseja “desdobrar”. Estas superfícies podem ser utilizadas para a codificação direta no modelo, a fim de criar z-domínios. Com a ferramenta Dynamic Unfolding são gerados os arquivos necessários para a estimativa no modelo. Assim, na rotina de interpolação, o resultado da ferramenta Dynamic Unfolding será utilizado para estimar os blocos.

Combinado com o MineSight Implicit Modeler, o Dynamic Unfolding fecha rapidamente um sólido ou superfície construídos através de interpolações representativas do trend de teor na dobra.

Geólogos podem ir diretamente dos dados de furos (sem tratamento) para uma interpolação completa do modelo, mais rápido do que nunca antes visto.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário

pt_BR
Fale Conosco!